DESCRIÇÃO DA PLANTA

LINKS PATROCINADOS
O maracujazeiro é uma planta semiperene, trepadeira, lenhosa e de crescimento rápido.

Botanicamente, pertence à família Passifloraceae, do gênero Passiflora, se destacam três espécies de interesse econômico.

O sistema radicular e abundante, bem distribuído no perfil de até 60 cm de profundidade e com desenvolvimento lateral, numa pequena faixa, próxima ao tronco.

O caule pode ser cilíndrico ou com formações angulares, atingindo o comprimento de até dez metros, com presença de ramos, gavinhas e folhas verde-claras.

As folhas são alternadas, simples ou trilobadas e com aspecto lustroso na face superior. A axila de cada folha pode apresentar uma gavinha, uma ou mais gemas vegetativas e uma ou mais gemas floríferas.

As flores, normalmente, ocorrem solitárias em dada axila foliar. São hermafroditas, com três sépalas, cinco pétalas, quatro a cinco séries filamentosas, cinco estames e um ovário globoso, cuja parte superior sai um pistilo tripartido, constituindo os estiletes, cada qual terminado em grande estigma. Embora o órgão floral seja perfeito, ou seja, possuidor das partes masculinas e femininas, a auto-fecundação dificilmente ocorre no maracujá que, normalmente, necessita que a flor seja polinizada pelo pólen de outra planta.

O fruto é uma baga globosa, de cor, formato e peso variáveis de acordo com a espécie, com pericarpo envolvendo uma polpa composta de sementes e suco de acidez variável.
LINKS PATROCINADOS

Um comentário:

Leandro Basil disse...

Oi,
Adorei o blog, parabéns!!

Você sabe dizer quantos anos dura um pé de maracujá mais ou menos???

Valeu,

um abraço